quarta-feira, 20 de abril de 2016

Dicas para Fanpage e Instagram - Aumente Seguidores e Engajamento


Tudo que vou escrever aqui é baseado em experiências pessoais.
Hoje minha Fanpage está com 66 mil fãs e o Instagram chegou aos 50 mil seguidores.
Meu alcance semanal na Fanpage já chegou a quase 2 milhões e meio de pessoas.
A média é 350 mil por semana, mas já passou de 1 milhão algumas vezes.
Tudo isso sem pagar um centavo.

Então resolvi escrever  em um grupo do Facebook, voltado para mídias sociais, sobre um desses resultados e também perguntei se havia interesse do grupo em receber algumas dicas.
Na ocasião o alcance da Fanpage estava em 1 milhão e meio,.
Mais de 100 pessoas me enviaram e-mail pedindo essas dicas. Eu enviei em PDF mas resolvi compartilhar aqui para facilitar, pois até hoje tem gente nessa postagem solicitando o material.

Vou focar as dicas no engajamento orgânico.
É óbvio que para vender serviço ou produto, os anúncios pagos são muito válidos.
O maior problema é que os clientes acham que basta criar uma Fanpage e encher de propaganda.
E que isso basta para gerar vendas e curtidas.

Nós que trabalhamos com isso temos que explicar que não é bem assim que funciona, por isso minhas dicas vão começar na captação do cliente:

- Fale SEMPRE para o cliente que o principal objetivo de uma Fanpage é fortalecer a marca, engajar pessoas, fidelizar consumidores.

- As pessoas não gostam de propaganda no Facebook.
Por isso é preciso muita criatividade para fazer campanhas. 
Seguem algumas dicas e considerações:

Dica ZERO) Antes de postar algo que você queira engajar, faça essas perguntas para você mesmo: você curtiria ou compartilharia o post na tua timeline? É interessante? É inovador? É algo repetitivo? Seja crítico com o teu trabalho.

1) Um bom relacionamento nas redes sociais é fundamental para o sucesso de Fanpages.
Quando você troca informações com pessoas que podem te ajudar na divulgação e compartilhamento de conteúdo, o resultado é incrível. Minha página cresceu muito graças a isso. Tenho ótimos amigos virtuais que fiz ao longo dos anos, com o mesmo perfil do que eu posto. Existe respeito, em primeiro lugar. Se você quer ter sucesso no teu trabalho, não crie crises. O teu trabalho é gerenciar as mesmas quando elas vêm de fora.
Poste conteúdo relevante. Se for para criticar, que seja uma crítica construtiva e apresente uma solução. Nas redes sociais e dentro de grupos do Facebook você tem a oportunidade de mostrar o teu trabalho.
E mostrando o teu trabalho, surgem oportunidades de novos trabalhos.
Se você age em determinado grupo como um chato, você acha que vai atrair clientes?

2) Conteúdo relevante: O clichê “pense fora da caixa” funciona e muito nas Fanpages.
Pense na filosofia por trás da fanpage que você administra e quais conteúdos, além do produto/serviço principal, poderia ser incluído.
Divida o conteúdo em 3: postagens institucionais, promocionais e visando o engajamento.
Não pesquise conteúdo só no google e muito menos dentro do próprio Facebook.
Pesquise no Pinterest, Tumblr e busque em inglês.
Traduza conteúdo de fora. E sempre, para qualquer coisa que você pegar, cite a autoria.
Se for postar uma arte pronta de alguma outra página, mencione a mesma.
Assim você ganha respeito. Mais original que isso e melhor ainda é você escrever o próprio conteúdo. Isso mostra que você domina o assunto e te dá muito mais credibilidade.

3) Comunicação: responda todas as mensagens da página. 
Combine com o cliente mensagens padrão, e-mail e WhatsApp para contato.
O modo de se comunicar mudou. Empresas que disponibilizam um canal de WhatsApp com o cliente estão na frente. As pessoas simplesmente não querem mais falar ao telefone. Em breve vou escrever um artigo focado nesse item.

4) Português impecável: Revise tudo que você escrever. Se o teu português não é bom e você quer trabalhar com Social Media, faça um curso de aprimoramento.

5) Participe de grupos relevantes. Procure grupos no Facebook onde você possa compartilhar o conteúdo das páginas de acordo com cada segmento.

6) Crie uma fanpage para você. Escolha um tema que você goste e crie uma página. Você vai ganhar experiência e gerar engajamento para outras páginas quando a tua estiver fazendo sucesso.

7) Capriche nas imagens: Rede social tem que passar realidade. Imagens “photoshopadas”, com cara de outdoor não funcionam. Tire as próprias fotos, procure imagens criativas, aprenda a editar textos em imagens. (Dica: canva.com/pt_br) Textos com imagens funcionam melhor que só texto ou só imagem.

8) Poste todos os dias. Final de semana o movimento cai, mas se você quer sucesso, poste mais de uma vez por dia, incluindo finais de semana. Começo da manhã, horário do almoço, final de tarde e início da noite são os melhores horários. Preste atenção nas datas comemorativas.

9) Para que as visualizações orgânicas aumentem, peça para o cliente também curtir e compartilhar as postagens. Quanto mais um post é curtido, mais ele aparece e assim o engajamento sobe.

10) Páginas parceiras: Uma coisa que construí com o tempo e que mais me deu resultado foi outras páginas compartilharem meus posts. Hoje compartilho outras páginas menores e ajudo a crescerem também. Mas para ser divulgado é importante você não ser um chato e ficar pedindo troca de divulgação nas páginas relevantes. Comece você compartilhando outras páginas sem pedir favor em troca. Conteúdo bom as pessoas compartilham.

11) Pesquise o concorrente. Não copie o que ele posta. Vá além. Seja pioneiro, crie tendências e esteja sempre um passo a frente.

Para reforçar a sua marca, tenha outras redes sociais integradas.
Quando eu posto no meu Instagram, por exemplo, compartilho no Tumblr e Twitter. Também posto no Pinterest. No Instagram uso hashtags que também ajudam.

Para concluir, volto a falar sobre RELACIONAMENTO.
Seja educado. Respeite pessoas com opiniões diferentes das tuas. Não crie polêmicas. Saia delas. Você trabalha para tirar o cliente de crises. Comece a agir de acordo com o que pede teu trabalho.

Nem tudo na vida é sobre dinheiro.
Não pense que você vai ganhar fácil e trabalhando pouco igual muitos (falsos) gurus de marketing digital prometem. Para começar a ganhar você vai ter que se dedicar muito. Tem que amar o que faz. E principalmente, se pretende trabalhar com mídias sociais, você precisa ser uma pessoa muito gente boa. Tudo envolve relacionamento, criatividade e persistência.

Carolina Carvalho (ByNina)
Contato Whatsapp: 41 8885 1278

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ABRIL 2016







3 comentários:

  1. Muito bom! Útil e de fácil entendimento.
    Parabéns! :)

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  2. Obrigada pela generosidade em partilhar essas informações. Inspirador! Muito sucesso e que vc faça sempre o que goste na vida.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Nina

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Carolina Carvalho
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