quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CAP03 - A NINA PIRA - Um pouco de mim!





E mais 2 dias se passaram!
Ontem, que tinha prometido a mim mesma que começaria a ACADEMIA, acordei com muita dor de garganta, e adivinhem, não ouvi o despertador tocar. Perdi a hora e me senti péssima.
Consegui manter muito bem a dieta. E fumei uns 3 cigarros apenas.
Com essa coisa de perder o horário, resolvi ir ainda mais cedo para a academia, a mesma que dava aulas. Agora que acabou a reforma estamos esperando mais pessoas para abrir uma turma. Com o Pilates em alta, o Yoga perdeu muito espaço no mercado. Hoje acordei as 5:45 com minha filha. 6:15 ela pegou a van para a escola, e eu 6:30 estava na academia.
Conversei com meu instrutor e amigo Fabio, e contei a ele sobre meu projeto. Ele super incentivou e montou um programa de 5 dias (segunda a sexta) de treinamento. Musculação 3 vezes e aeróbicos 2. Hoje, além da musculação e esteira fiz bastante alongamento. Treinei um pouco mais de 1 hora e meia, e saí da academia realizada.
Sempre tive a maior dificuldade em acordar cedo. Nunca conheci alguém tão dorminhoca como eu.
Para completar, faço tratamento para SINDROME DO PÂNICO desde os 18 anos. Tomo antidepressivos em doses mínimas, mas sim, eles engordam.  Entre indas e vindas de crises, sempre fui otimista e levei a vida da melhor maneira possível. O Yoga me ajudou muito. Mas hoje levo como estilo de vida, e não mais como profissão. Apesar de amar dar aulas, viver só do Yoga, não traz o retorno financeiro que preciso. Ano passado, estava morando em SP e entrei em depressão. Voltei para curitiba, terminei meu casamento e estava no fundo do poço.
Consultei 2 psiquiatras que não mudaram meus remédios, e disseram que minha depressão era racional e que eu superaria. Minha energia estava lá embaixo, não tinha vontade de sair da cama. Tudo era difícil para mim.
Então, em outubro do ano passado, fiz um tratamento espiritual que mudou a minha vida. E gente, eu sempre tive fé, mas era muito cética pra essas coisas. Só sei que foi uma experiência maravilhosa e minha vida mudou depois disso.
Primeiro, muitas portas se abriram, comecei a dar aulas nessa academia em novembro, em dezembro fui contratada por uma empresa voltada para marketing promocional , em um  trabalho que estou adorando.
Comprei uma Bike elétrica cor de rosa com cara de lambreta, e não dependo de ninguém para fazer a maioria das minhas coisas. Isso foi uma grande vitória para mim. Contei um pouco do meu passado recente para vocês entenderem um pouco mais o quanto esse PROJETO é importante para mim. Agora que estou equilibrada emocionalmente, e forte, sinto que estou preparada para esse novo desafio.
Só sei que hoje fiquei muito feliz!
Mas se me superei no quesito academia e alimentação, dei uma escorregada no cigarro.
Não contei, mas devo ter fumado uns 7 cigarros.
Também tomei uma cervejinha com o pessoal do trabalho no fim do expediente, comi umas 4 "Onion Rings", e vim pra casa. Chegando aqui uma surpresa! Visita de uma super amiga da minha irmã, que mora na Nova Zelândia, e é como se fosse da família. Meus avós também estavam aqui em casa. A mesa cheia de comida: cachorro-quente, doces da Familiar (confeitaria divina aqui de curitiba), coca-cola... e sopa. Tomei sopa e água. Resisti.
Contei pra toda a família do meu Projeto. Demos muita risada. Eu sou a "viagem" da família. Ou a "Ninanda Navaranda", versão YOGA carinhosamente chamada pelos meus amigos.
Uma coisa que conversei com essa nossa amiga, que adorou ver meu astral, foi sobre a tão buscada felicidade. Comentei que estava sozinha e feliz, e ela falou que isso sim que é felicidade. Estarmos em primeiro lugar de bem conosco, sem depender de uma outra pessoa, ou de determinada situação. A partir daí, tudo fica mais fácil. Quando compreendemos que a felicidade está  dentro da gente, e não fora, vivendo de acordo com o que nosso coração manda, tudo fica mais colorido, mais fácil, mais verdadeiro.
Só sei que meu saldo foi positivo! E logo vou dormir porque tenho um longo dia pela frente. 


Acredite sobretudo em você mesmo, e não desanime.


BY NINA


Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence. 
(Mahatma Gandhi)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CAP02 - PROJETO INVERNO - "A NINA PIRA"

Como é difícil tomar tantas decisões e colocá-las em prática ao mesmo tempo.
Parar de fumar é foda. Já parei outras vezes, e sei que o melhor jeito é parar de uma vez. 
Estou determinada a isso. Desde o final de semana estou diminuindo. Pra compensar a falta de cigarro, me internei no "Angry Birds" do FACEBOOK. Atirar aqueles passarinhos nos malditos porquinhos verdes é uma verdadeira terapia.


Hoje, segunda-feira, de volta a rotina, consegui fumar apenas 4 cigarros. Ou 5... mas ok,antes eu estava queimando um maço por dia.
Tenho que me concentrar muito quando dá aquela vontade imensa de fumar. Respiro fundo, tomo água, tento me distrair com alguma coisa. 
Resolvi chamar esse momento de pico, para mim, de momento "A NINA PIRA". Assim, amanhã, quando esses momentos vierem, vou me concentrar o dobro de hoje. E rir de mim mesma, pois esse trocadilho é ridículo. 
Como minha amiga Cristiane postou em um comentário pra me motivar aqui no blog:


"(...) afinal de contas um rolinho de papel com um punhado de folhas secas no meio não é mais forte que a determinação do ser humano!" 


E sim, ela tem toda razão!
Quero tentar amanhã não fumar nenhum, porque aí sei que vou me empolgar e quem sabe consigo resistir mais fácil. Vício é uma merda. 
Quando eu era adolescente, fumava achando que aquilo nunca iria viciar, que era óbvio que eu conseguiria parar quando eu quisesse. Engano meu. Invejo as pessoas que conseguem levar a vida fumando 2 cigarros por dia e não viciam. Porque eu gosto de fumar, mesmo com o cheiro horrível que impregna tudo. Mas é o tipo de "prazer" que preciso eliminar da minha vida.


A academia que dou aulas de Yoga está em reforma. E não vejo a hora de voltar a dar aulas. Pois isso também vai me fazer muito bem. Hoje estava determinada a ir cedo, antes do trabalho, fazer esteira, pelo menos, mas a preguiça não deixou.
Poderia culpar o tempo, a mudança do horário de verão, a noite mal dormida. Mas a culpa foi minha e o motivo foi pura preguiça. Amanhã não vai ter desculpa. Vou de qualquer jeito. Até porque sei que quando começar a pegar mais pesado na esteira e me sentir cansada, vou lembrar do cigarro e ficar com raiva dele.


Consegui manter a "dieta". Mas não incluí nenhuma nova fruta no meu cardápio diário que só tem banana.
Acordo, tomo água, como uma banana e uma xícara de café. Esse também quero eliminar e ficar só no chá. Detesto adoçante, e não consigo tomar café sem açúcar.
Mas o saldo foi positivo.
Descobri que não devo me cobrar tanto, mas ao mesmo tempo, tenho que ser persistente. Encontrar esse equilíbrio é o mais complicado. Mas a vontade de vencer e me superar é mais forte.
By Nina


Confiram o primeiro post dessa série AQUI !


O princípio 90/10 de Stephen Covey‏ pode mudar a sua vida:


Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.
O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase,que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%.
Como? Com sua reação.
Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.
Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa.
Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho,também contrariada.
Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você.
Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal eparece que ficará pior. Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.
Por quê? Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã. Pense: por que seu dia foi péssimo?
A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?

A resposta correta é a E. Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.
O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz a ela,gentilmente:”está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado.”
Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão.
Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferente. Por que? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.
Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos o afetem. Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.
Como reagir a alguém que o atrapalha no trânsito? Você fica transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe? O que acontece se você perder o emprego? Por que perder o sono e ficar tão chateado?
Isto não funcionará. Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia.
Por que manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.
Agora que você já conhece o Princípio 90/10, que tal utilizá-lo?  Você pode se diminuir seu estresse e se sentir bem.
STEPHEN COVEY, autor do Best Seller Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes,  


domingo, 26 de fevereiro de 2012

CAP01 - PROJETO INVERNO



Já faz algum tempo que estou precisando mudar alguns maus hábitos na minha vida. Sim, deveria ter começado antes. Mas tantas coisas aconteceram, que fui adiando.
Tem gente que espera o primeiro dia do ano, ou a data de aniversário. Como se nós dependêssemos de algum acontecimento fora da rotina para fazer algo diferente.
Escolhi o término do horário de verão. Se faz sentido? Nenhum. Mas vou me apegar a isso para começar.
Dei o nome de "Projeto Inverno". Primeiro porque sempre é o contrário: "todo mundo" quer ficar "sarado" para o verão. Eu quero ficar sarada para mim mesma. E "sarada" para mim, vai muito além de um corpo perfeito. Até porque isso é consequência dos nossos hábitos.
Fiz a bobagem de voltar a fumar ano passado, em um período muito complicado que passei. E como todo vício, não consegui largar depois. Então meu projeto começa parando de fumar. Como tenho medo de engordar, já que acabamos substituindo uma compulsão por outra, vou usar e abusar da academia e do Yoga. 
Também decidi não tomar nada que tenha açúcar. Pelo menos por um tempo. Só vou beber chá, (principalmente chá verde) e água.
Doces, nem pensar, só barrinhas de cereais e biscoitos sem recheio. Vou evitar alimentos com farinha. E abusar de sopas, legumes e arroz integral.
Preciso comer mais frutas, e vou incluí-las em meu cardápio.
Preciso estar motivada. Não vai ser fácil. Mas sei que a recompensa ao ver os resultados, e a satisfação de ter conseguido valerão a pena. 
E mais importante do que tudo isso: estou fazendo pela minha saúde. 
E é nisso que vou me apegar o tempo todo.
Pelo meu BLOG, vou postar minhas dificuldades e conquistas.
Quem sabe isso motive você também.

By Nina





sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ponto Cruz (Cross Stitch)

Selecionei alguns gráficos que tenho aqui, e compartilho com vocês.
São bem originais e lindos!
Cliquem na imagem com o botão direito do mouse, e em "abrir link em uma nova guia", para visualizar em um tamanho maior e facilitar o bordado!
Uma dica: pra facilitar o trabalho, uso a mesma cor quando a diferença de tonalidade é mínima, e adapto com as meadas que eu já tenho, que são muitas!
Apreciem e bordem sem moderação!
By Nina






































 

 

 

 

 

 

 

 













  Esse gráfico não encontrei as cores, mas pela imagem acima, dá para improvisar!






 






ATENÇÃO

Muitas imagens do BLOG são fonte de pesquisa na internet.
As imagens que incluem o ByNina na lateral são criadas por mim, geralmente pego frases de outros autores, citando o mesmo e imagens de fundo disponíveis na internet.
Todas as frases e pensamentos com a assinatura ByNina embaixo da arte são de minha autoria.
Lembre-se sempre de citar a fonte quando compartilhar.
E se alguma imagem tiver direitos autorais, entre em contato comigo através do e-mail bynina@hotmail.com que cito o autor ou retiro imediatamente.
Obrigada pela compreensão!

Carolina Carvalho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...