sexta-feira, 16 de novembro de 2012

D.Zen - A Teoria do Zentangle - Capítulo 02



A Teoria do Zentangle

(O texto abaixo foi traduzido e adaptado do site www.zentangle.com, pelo blog http://tanglebrasil.blogspot.com)


Zentangle é simples de entender e divertido de se praticar, mesmo se você estiver convencido que não é um artista.”


1- Tudo é possivel com um passo de cada vez - A primeira vista um Zentangle pode parecer complicado e intrincado. Mas, quando você descobre como ele é feito, percebe como é simples e divertido.


2- Passo Consciente - Em um Zentangle você desenha cada passo de forma consciente e deliberada. Estamos sempre dando passos em nossas vidas (sejam eles pensamentos, palavras ou atos), com a inspiração do Zentangle, cada passo passa ser mais consciente e você entende como passos aparentemente pequenos e insignificantes do nosso dia a dia, contribuem para o desenho das nossas vidas.


3- Atenção Deliberada - O ato de riscar um papel com uma caneta prende a sua atenção de uma maneira similar a uma meditação. A medida que os riscos são feitos, seus olhos seguem o movimento e a sua atenção muda para um estado que permite pensamentos frescos, novas perspectivas e insights criativos que impelem a ansiedade e o esforço.


4- Sem borracha - Não existe borracha na vida, da mesma forma que não existe borracha no Zentangle. Mas, você descobre que mesmo que você cometa um erro, você pode transformá-lo em um novo padrão e seguir para novas direções.


5- Resultado desconhecido – No Zentangle você inicia o desenho sem saber o resultado. O Zentangle eleva o Brainstorming a um outro nível, onde você não planeja um resultado. Este método permite e inspira os participantes a construir e expandir em cada nova ideia de forma livre e irrestrita de preconceitos limitantes.


6-Fractal - Zentangle mimetiza a natureza universal do fractal. Cada passo (Stroke) cria um enredo (Tangle). Enredos ou padrões são aninhados dentro de um cordão (String- linha que delimita a área em que os padrões são desenhados). Os ladrilhos (Tiles - papel onde é desenhado o Zentangle) podem ser agrupados em mosaicos formando outros padrões ainda maiores.


7- Problema - Sem respostas certas, o Zentangle oferece tanto liberdade quanto desafio. Diferente de quebra-cabeças, palavras cruzadas e Sudoku, não existem respostas certas no Zentangle. É impossível falhar ao criar um Zentangle. No início esta liberdade pode ser um pouco enervante, mas logo se torna uma experiência enriquecedora quando você descobre que pode criar "soluções" sem fim.


8- Abstrato- Você sempre tem sucesso quando cria um Zentangle porque você sempre cria um padrão. Um Zentangle não tem direção, em cima ou em baixo e nunca é uma ilustração de algo, assim você não tem preocupação se você consegue desenhar uma mão ou um pato.


9- Formato confortável - Um ladrilho de Zentangle (Tile) é um quadrado que mede 3,5 x 3,5 polegadas (aproximadamente 9x9 cm), desenvolvido para ser completado em uma sentada. Você pode terminar um em 15 minutos, gerando uma sensação de realização imediata.


10- Forma de arte meditativa - A linguagem não verbal do Zentangle e suas proporções podem abrir portas para insights que pareciam estar trancadas anteriormente. Zentangle abre estas portas, não porque elas estavam trancadas, mas porque elas estavam oscilando em dobradiças não verbais. Ao criar um Zentangle você entra em um estado meditativo em que insights intuitivos fluem livremente. Tenha ideias, obtenha respostas e inspire-se livre de expectativas e preocupações.


11- Portátil - Um Zentangle é pequeno suficiente para caber no seu bolso ou bolsa. Você sempre pode ter tudo o que você precisa por perto. Os ladrilhos são duros o bastante para serem segurados pela sua mão enquanto você desenha.

12- Use ambas as mãos- Zentangle é tão único e simples que você pode criá-lo com as duas mãos. Muitos estudos mostram que isso ativa circuitos cerebrais diferentes, aumentando a criatividade e a sua habilidade em resolver problemas.

13- Materiais de alta qualidade - Por respeito a você e a sua arte, sempre use os melhores materiais e instrumentos que você possa pagar.

14- Lindos resultados - Zentangles são bonitos e inspiram autoconfiança e criatividade, podendo ser revisitados e recapitulados sempre que você quiser.

15 - Cerimonial - Como a cerimônia japonesa do chá, quando você cria um Zentangle você também cria um ambiente pessoal. Você pode usá-lo como uma ferramenta para melhorar seu foco e a sua atenção.”

______________________________________________



Depois que me deparei com tudo isso comprei o KIT do Zentangle pela internet. Isso faz 2 meses, mas o kit só chegou há 2 dias atrás. Pude comprovar toda a teoria na prática.
Mas durante essa longa espera, já fui em algumas papelarias e virei criança: comprei vários tipos de lápis, canetinhas, papéis e coloquei a mão na massa! Postei alguns trabalhos no primeiro POST desse meu novo projeto.
O Zentangle é um método simples, fascinante e eficiente e foi criado e com regras bem específicas que o caracteriza  e diferencia dos “Doodles” (rabiscos), onde todas as formas, abstratas ou não, são permitidas.
Foi criado então o Zentangle Inspired Art (ZIA) que define tudo aquilo que parece com o Zentangle mas que por uma razão ou outra não pode ser classificado como tal.
Existem também as Zendalas, que são uma fusão dos Zentangles com as Mandalas.
Eu particularmente gosto de misturar o Zentangle com os Doodles. Estou praticando e adorando!
O mais legal nisso tudo é que você aprende a gostar da arte que você faz, e mais importante você percebe que PODE fazer arte. Aceitar a arte que você faz, reflete na aceitação de você mesmo como pessoa, com suas qualidades e imperfeições, mas que te fazem único e especial. 

No terceiro capítulo vou postar o passo a passo para você criar um Zentangle.

As imagens desse post são do site oficial. 
Zentangles de Maria Thomas e Rick Roberts, os criadores do método.

The Zentangle® art form and method was created by Rick Roberts and Maria Thomas. Zentangle® is a registered trademark of Zentangle, Inc. Learn more at zentangle.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Nina

ATENÇÃO

Muitas imagens do BLOG são fonte de pesquisa na internet.
As imagens que incluem o ByNina na lateral são criadas por mim, geralmente pego frases de outros autores, citando o mesmo e imagens de fundo disponíveis na internet.
Todas as frases e pensamentos com a assinatura ByNina embaixo da arte são de minha autoria.
Lembre-se sempre de citar a fonte quando compartilhar.
E se alguma imagem tiver direitos autorais, entre em contato comigo através do e-mail bynina@hotmail.com que cito o autor ou retiro imediatamente.
Obrigada pela compreensão!

Carolina Carvalho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...