sábado, 24 de março de 2012

Canja SEM Galinha: super gostosa e saudável


Muita gente pensa que o caldo de galinha, ou de carne, são fundamentais para uma sopa rica em proteínas e de sabor mais acentuado.
Passei 2 anos da minha vida sendo vegetariana. Hoje abro algumas raras exceções, principalmente para frutos do mar. Mesmo assim tenho plena consciência do quanto a carne deve ser evitada. Não só pela saúde, mas principalmente pela questão ambiental. O que se vê hoje é uma matança sem escrúpulos. 
Para saber mais veja esse post que escrevi na época que não comia carne: 
http://carolina-carvalho.blogspot.com.br/2010/03/por-que-me-tornei-vegetariana.html

"Cada vez mais os alimentos de origem animal ocupam destaque nas preocupações com a saúde devido aos altos níveis de gordura, bem como aos antibióticos e substâncias químicas usadas na criação dos animais. "O excesso de alimentos de origem animal, ricos em proteínas e gorduras, e a carne vermelha, podem intoxicar o corpo e acidificar o sangue, drenar o cálcio, sobrecarregar o fígado e os rins, estagnar a digestão e destruir as bactérias benéficas", 
(Gillian McKeith no livro Você é o Que Você Come)

Canja SEM Galinha  BY NINA

1 colher de sopa de manteiga
1 cebola grande picada
1 maço de cebolinha e salsinha bem picados
2 galhos de salsão picados
1 alho poró picado
2 tomate picados sem casca e sem sementes
2 cenouras cortadas em rodelas finas
1 chuchu picado
2 batatas salsas (mandioquinhas) raladas
Meio copo de arroz integral
2 cubos de caldo de legumes
Meia pimenta malagueta sem sementes bem picada 

PREPARE: 
Refogue a manteiga, a cebola, o salsão, o tomate e o alho poró. Coloque o arroz, mexa e adicione um pouco de água. Misture os outros ingredientes, menos a salsinha e cebolinha.
Cubra tudo com água, e quando ferver deixe em fogo médio por pelo menos 30 minutos. Coloque mais água se o caldo ficar muito grosso, por isso é bom ficar de olho.
Como já falei em outros posts, não sou de seguir receita. Essa fui eu que inventei. Se você preferir uma sopa com caldo mais grosso, coloque uma mandioquinha a mais, ou mais meio copo de arroz. Outro segredo que engrossa o caldo é deixar a tampa da panela aberta. Nesse caso, mexa bastante, e fique de olho para não secar. Coloque a salsinha e a cebolinha quando desligar a panela. Os 2 cubos de caldo de legumes são suficientes e não precisa por sal. O arroz integral é uma ótima fonte de proteína, que junto com todos esses outros ingredientes substitui a carne. Postei uma receita de arroz integral com todos os seus benefícios AQUI: http://carolina-carvalho.blogspot.com.br/2012/03/cap08-arroz-integral-um-alimento-que.html

Quem testar a receita, me conte o que achou!

By Nina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Nina

ATENÇÃO

Muitas imagens do BLOG são fonte de pesquisa na internet.
As imagens que incluem o ByNina na lateral são criadas por mim, geralmente pego frases de outros autores, citando o mesmo e imagens de fundo disponíveis na internet.
Todas as frases e pensamentos com a assinatura ByNina embaixo da arte são de minha autoria.
Lembre-se sempre de citar a fonte quando compartilhar.
E se alguma imagem tiver direitos autorais, entre em contato comigo através do e-mail bynina@hotmail.com que cito o autor ou retiro imediatamente.
Obrigada pela compreensão!

Carolina Carvalho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...